11.1.07

"Por uma lei coerente e evoluída"

Este é um excerto de um artigo que Ricardo Vieira escreveu na altura do 1º referendo de 1998, que mantém a sua actualidade em 2006:

"Para mim a VIDA é um bem sempre a defender e a preservar, cabendo ao Estado todo o papel possível que vise a sua defesa e a sua integridade: quer seja no domínio da lei penal, como na acção social. O Estado deve servir a VIDA e não ultrajá-la ou facilitar a sua exclusão.
É evidente que me impressiona e me choca a miséria humana e moral em que muitas vezes se educam crianças. É evidente que me sensibiliza a dor e a pobreza de muitas mulheres envolvidas por uma gravidez de difícil aceitação. Mas não creio que a solução seja o aborto liberalizado até às 10 semanas. O que precisamos é de medidas de apoio a essas situações e de combate às suas causas.
Há uns anos quando estive na Venezuela lembro-me de ouvir falar de um Governador do Estado de Zulia que assustado com a criminalidade que existia na cidade de Maracaibo, resolveu convidar todos os marginais para um fausto banquete a bordo de um navio. A meio da festa, uma provocada explosão fez afundar o navio e morreram afogados todos os convidados. A ilusão do Governador era a de que assim acabavam os problemas sociais da cidade. É desnecessário referir que não passou de uma ilusão. Mas o exemplo da medida parece ainda mexer nalgumas consciências portuguesas..."

Sem comentários: