15.2.07

Resultados do Referendo

A estrutura regional da Madeira da PLATAFORMA NÃO OBRIGADA entende ser útil para total esclarecimento das pessoas realçar os Resultados obtidos na Região pela resposta NÃO. A percentagem obtida na Madeira pelo NÃO (65,44%) foi superior à percentagem que o SIM obteve a nível nacional (59,25%). O NÃO cresceu na Madeira 7.391 votos em relação aos votos de 1998, ou seja, 14,8 %, crescimento percentualmente superior ao que se verificou a nível nacional. Cinco concelhos madeirenses fazem parte dos dez nacionais onde o NÃO obteve mais votos. O NÃO ganhou em todas as freguesias madeirenses e em todas as freguesias capitais de concelho.

Onde o NÃO aumenta mais de votos é em freguesias mais urbanas, perdendo mais votos nas freguesias do Norte da Madeira ou menos urbanas. Em Santa Luzia o NÃO aumenta em votos e em percentagem. Não é assim correcto colar os Resultados do NÃO a hábitos menos urbanizados ou mais tradicionais, como temos ouvido. É aliás estranho que se use este argumento para desprestigiar o voto no NÃO mas o mesmo argumento não sirva para analisar resultados noutras Regiões do País, pelo Sim, como no Alentejo!

O esforço que a estrutura regional desenvolveu durante a Campanha teve resultados, factor que nos leva a saudar todos quantos se empenharam em difundir a mensagem e os valores de defesa da vida. O Povo da Madeira compreendeu e votou em maior número nos valores da VIDA e da DIGNIDADE HUMANA.

A PLATAFORMA entende que o Resultado deste Referendo não é para desanimar ou esmorecer. É necessário continuar a combater o Aborto – clandestino ou legal – e chamar o Estado à sua responsabilidade para com a defesa da vida, das políticas de apoio à maternidade e à família. A PLATAFORMA estará na primeira linha na defesa desses Valores essenciais a uma sociedade moderna e responsável, tão caros ao povo da nossa terra, como demonstraram os Resultados de domingo. Recentes notícias sobre a forma de “concretizar na lei” o resultado nacional do Referendo revelam que será necessário estarmos atentos e intervenientes. Não deixaremos de lembrar que o resultado não foi vinculativo e que o Presidente da Republica tem uma palavra a dizer em todo o processo!

Temos a certeza que os tempos, mais ou menos próximos, nos darão razão, e que muitas das nossas preocupações terão eco nas políticas e nas leis do nosso Pais.

A nossa campanha foi feita pelo voluntariado e carolice de muitos, jovens, mulheres, casais, de diversos credos e de convicções políticas, vindos das mais diversas profissões e actividades. Sem apoios de partidos, sem apoios de Governo, a campanha foi feita com materiais cedidos a nível nacional e com contributos e ofertas recolhidas na Região. As nossas despesas globais atingiram um montante aproximado de 2.500 euros, onde não estão contabilizados os volantes e textos distribuídos. Em contrapartida recebemos contributos e apoios que nos permitem disponibilizar um quantitativo líquido que iremos doar ao CENTRO DA MÃE, logo que liquidadas todas as nossas dívidas. Com este gesto, pouco mais que simbólico, queremos demonstrar que a nossa função não acabou e que há sempre espaço para podermos actuar na defesa da vida.

1 comentário:

lety disse...

Olá!Sou a Letícia e tenho 22 anos compraram-me um carrinho,mas ñ posso ficar c ele e tenho k o vender urgentemente,entao venho por este meio pedir k de uma olhadinha pelo meu blog,se por acaso conhecer alguem ou se voçe proprio kiser diga kk coisa.obrigado pela colaboraçao,por favor ñ custa nada